quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Divergente - Verônica Roth

Título: Divergente
Autor: Verônica Roth
Editora: Rocco
Edição: 1/2012
Páginas: 504




Beatrice, uma jovem de 16 anos, junto de seu irmão Caleb precisam tomar uma importante decisão.

Numa Chicago futurista, a sociedade é dividida por cinco facções:

1ª - Audácia: fundada por aqueles que culpavam a covardia;
2ª - Erudição: aqueles que culpavam a ignorância;
3ª - Amizade: aqueles que culpavam a agressividade;
4ª - Abnegação: aqueles que culpavam o egoísmo;
5ª - Franqueza: aqueles que culpavam a duplicidade.

Aos 16 anos, eles fazem um teste de aptidão para saber com qual das cinco facções eles se identificam mais, por a escolha é de cada pessoas.

O teste serve para eliminar as opções na qual eles menos se identifiquem. Normalmente sobra apenas uma opção, mas como tudo, tem sua exceção. Algumas pessoas são denominadas Divergentes, ou seja, ela não pertence a uma única facção, ela é diferente e ao mesmo tempo igual a todas, igual Beatrice.
O único e grande problema é que se alguém descobre essa sua divergência, você é morto.

No dia seguinte ao teste seria feita a escolha. Ou eles continuariam na facção na qual nasceram, ou seriam transferidos para a facção de sua escolha.

Enquanto Caleb escolheu transferir-se para a Erudição, Beatrice escolheu a Audácia.

Logo que saíram do prédio onde foi feita a escolha, os novos integrantes da Audácia ja tiveram de enfrentar desafios. Primeiro tiveram de pular em um trem em movimento, depois na hora de descer, eles deveriam pular do trem ainda em movimento em cima de um prédio. Do prédio eles teriam de pular em um buraco que dava na sede da Audácia.

Ela foi a primeira a pular e surpreendeu-se ao cair sobre uma rede e ser ajudada por Quatro.
Beatrice teve a chance de escolher por qual nome gostaria de ser chamado e escolheu Tris.

Depois de serem apresentados ao local onde ficariam, foram levados para o refeitório aonde iriam almoçar. Tris e Christina, sua nova amiga, sentaram-se na mesa de Quatro.

Após o almoço, iniciaram-se os testes de iniciação. Durante esse processo, eles seriam classificados e só os 10 melhores permaneceriam na Audácia, os outros virariam um sem-facção.

No primeiro teste Tris foi um fracasso, ela não conseguiu acertar o alvo uma única vez! 
Seu próximo desafio foi a luta, onde ela acaba perdendo e como brinde ainda vai parar no pronto socorro da sede.

Dois dias após a terrível luta foi a vez do terceiro desafio, a caça a bandeira, onde os integrantes da Audácia foram divididos em dois grupos liderados por Quatro e por Eric. Com sorte, Tris e Christina ficaram no grupo de quatro.

Enquanto a equipe de Quatro discutia para ver quem ia comandar a operação, Tris resolveu escalar a grande roda gigante para que pudesse ter uma vista melhor do "parque" e assim bolar sua estratégia. E foi assim que a equipe venceu a terceira prova.

Seu próximo desafio foi a luta contra Molly, que por um milagre ela ganhou, o que ajudou-a na classificação onde primeiramente ela ficou em sexto, mas devido ao ataque à Edward, ficou em quinta.

Foi dado inicio a segunda fase da iniciação, a fase do enfrentamento dos medos, onde os integrantes passariam por uma sala onde serias surpreendidos por seus medos mais terríveis que deveriam enfrentá-los.

Devido a sua divergência, Tris termina seu teste 3 vezes mais rápida do que os outros, acabando em primeira na classificação da segunda fase.

Claro que Peter não deixaria isso barato. Ele junto de AL e Drew tentaram matar Tris jogando-a no precipício, mas ela foi salva a tempo por Quatro.
No dia seguinte Al é encontrado morto no Abismo e Tris se culpa.

Quatro, que ja descobriu a divergência dela, ajuda-a a passar pela paisagem do medo, onde ela descobre algumas coisas a respeito dele. Seu nome verdadeiro é Tobias e ele também é um Divergente.

Com a ajuda de Quatro/Tobias, tudo fica mais fácil, mas como tudo isso irá acabar? Mais alguém descobrirá essa sua divergência?










Nenhum comentário:

Postar um comentário